R. Boa Vista, 950 - Boa Vista, Barreirinhas - MA, 65590-000

Rota das Emoções

Essa rota surgiu no final dos anos noventa, praticada pelos europeus que vinham desbravar esse trecho do extremo nordeste. Desde há alguns anos passou a ser uma rota muito procurada por brasileiros e estrangeiros pela sua diversidade de atrativos e belezas naturais. Percorrendo três estados, Maranhão – Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, Piauí – Delta do Parnaíba e Ceará – Parque nacional de Jericoacoara, oferece ao viajante certamente uma das mais belas viagens pelos três destinos. A Encantes do Nordeste leva você.

BARREIRINHAS – TUTOIA
A começar pela própria viagem que é toda feita em veículo 4X4. São 35 Km de areia e terra e 150 de asfalto. Já de saída se pega o trecho mais difícil que é de Barreirinhas a Rio Novo (Paulino Neves) mas também um dos mais lindos. Muita areia pelo caminho exigindo tração 4×4 até se chegar na área dos Pequenos Lençóis. Uma área de geografia idêntica ao Parque Nacional (Grandes Lençóis) só que de pequenas proporções. O trajeto passa pelo meio de dunas e lagoas (no inverno) tornando o cenário uma mistura imaginária de solo lunar e planícies agrestes. Imperdível. Não é raro encontrar pessoas da região correndo entre as dunas para tentar um contato momentâneo com os viajantes, é a simpatia e amabilidade do povo de rostos étnicos, lindos, morenos e negros da raça maranhense. Chega-se em Rio Novo e toma-se o asfalto que nos levará até Tutóia, são mais 26 km. O trajeto é cortado por vários riachos e povoados onde é comum encontrar mulheres lavando roupas e crianças que surgem em um passe de mágica acenando da porta das casas de taipa ou adobe.

TUTOIA – PARNAÍBA
Mais 120 Km de asfalto e chega-se a Parnaíba, segunda maior cidade do Piauí, uma das mais antiga e ponto de partida para conhecer o Delta do Parnaíba ou o Delta das Américas como gostam de chamar os Maranhenses.

Para os que têm tempo disponível, sugerimos uma estadia em Parnaíba de um a três dias para conhecer as belezas do litoral piauiense e as diversas opções de passeios disponíveis. Para os mais apressados aqui será nosso ponto para almoço antes de seguirmos viagem.

PARNAÍBA- JERICOACOARA
Nossos próximos destinos em mais 135km de asfalto são Chaval, Barroquinha e Camocim já no Ceará. Nesse ponto tomamos a balsa que nos cruzará para a Ilha do Amor, e a partir daí dependendo da maré seguiremos mais 50 km pela beira mar, percorrendo inúmeras praias, ou pelo sertão até Jericoacoara. Por qualquer dos caminhos passaremos por Tatajuba, uma praia praticamente deserta, de geografia exuberante e incrível beleza e em seguida Guriú, uma pequena vila de pescadores que ancoram seus barcos no canal defronte a cidade enchendo de lirismo a paisagem e onde tomaremos outra pequena balsa para enfim chegarmos a Jericoacoara em mais alguns poucos quilômetros.