R. Boa Vista, 950 - Boa Vista, Barreirinhas - MA, 65590-000

Trekking nos Lençóis Maranhenses

A GRANDE AVENTURA – SE PUDER FAZER, NÃO PENSE DUAS VEZES.

Nossos roteiros de trekking podem ser feitos por qualquer pessoa desde que esteja bem fisicamente, não tenha nenhuma contraindicação médica e aprecie esse tipo de caminhada. Temos roteiros curtos, de um dia, e os mais longos, de 3 ou 5 dias, que exigem maior preparo físico.

Todos nossos roteiros são acompanhados por guia nativo e experiente. O Guia nos oferece além da localização, todo o conhecimento necessário para se caminhar nas areias e dunas dos Lençóis. Sua experiência e sabedoria são imprescindíveis para uma travessia sem imprevistos e nos possibilita um conhecimento e uma intimidade com o lugar impossível de se adquirir de outra maneira. Por isso, seguir a orientação do guia e respeitá-lo é condição essencial para participar do trekking. Cada Guia acompanhará no máximo um grupo de 6 a 8 pessoas.

Caminhar na areia exige um esforço diferente de outros tipos de solo, por esse motivo, sugerimos a caminhada descalço ou calçado com sandálias tipo havaianas, papete ou croque que é uma boa opção também. Tênis e botas não são recomendáveis. Pouca roupa, de preferência branca e de secagem rápida, pouca bagagem, água, óculos escuros, boné ou chapéu, roupa de banho, protetor solar FPS 60, mochila adequada para trekking, lanterna leve, relógio, uma máquina fotográfica e muita disposição, são os itens essenciais básicos, o restante é sugerido no briefing um dia antes da partida.

A melhor época do ano para as travessias são os meses de Julho a Outubro, mas é possível em qualquer época do ano. O melhor horário para começar o trekking nos Lençóis é sempre a partir das 4h00 em ponto. A temperatura é amena, agradável e a caminhada rende mais. Parada para descanso das 10h as 14h é recomendável. Fica difícil caminhar sob o sol do meio-dia.

Descrever essas travessias não seria o bastante para transmitir toda sua beleza e emoção, mas prepare-se para uma experiência única, contemplativa da grandeza e exuberância da natureza e da simplicidade e dimensão humana perante ela. Há também o componente místico para aquelas pessoas mais sensíveis e conectadas com o aspecto espiritual da aventura do homem sobre a terra.

ROTAS
R-1 – Lagoa da Esperança/Lagoa Azul/Atins
De Barreirinhas até Lagoa da Esperança de veículo 4×4. Caminhada da Lagoa da Esperança até o Atins pelo Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, passando pela lagoa Azul.  Pernoite no Atins e retorno para Barreirinhas no dia seguinte de voadeira (Lancha rápida)
Caminhada Nível: Médio
Duração total da viagem: Aprox. 18 horas
Duração total da caminhada: Aprox. 7 horas
Duração da viagem em 4×4: Aprox. 1 hora
Duração total da viagem de lancha: Aprox. 1:30 hora

R-2 – Atins – Baixa Grande – Queimada dos Britos – Santo Amaro
A rota mais procurada e mais realizada tem duas etapas. A primeira sai de lancha de Barreirinhas, fazendo o passeio do Rio Preguiças, Caburé, Mandacarú até chegada no Atins onde se pernoita.
Duração do trajeto de lancha: Aprox: 5 a 6 horas
A segunda etapa, da caminhada propriamente, sai do Atins na manhã do dia seguinte com destino à Baixa Grande e pernoite.
Caminhada Nível: Intenso
Duração: Aprox: 6 a 8 horas.
Na manhã seguinte, saída de Baixa Grande com destino à Queimada dos Britos e pernoite.
Duração: 2 a 3 horas.
No último dia, partimos de Queimada dos Britos à Santo Amaro.
Duração: Aprox. 4 a 5 horas.
Toda a caminhada é feita no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Pode-se caminhar de 8 a 10 horas no primeiro dia e pernoitar diretamente em Queimada dos Britos. Fica a critério do cliente e de sua disposição física.
Há outras opões de trekking, consulte nossa agência ou a recepção.
Duração total da viagem: dois ou três dias, dependendo da opção do cliente.