R. Boa Vista, 950 - Boa Vista, Barreirinhas - MA, 65590-000

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Considerado o “deserto brasileiro” por seu clima árido e seus aspectos geográficos, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é um lugar único. Formado por inúmeras dunas de areias brancas e finas, entrecortadas por dezenas de lagoas de água doce e cristalina, os Lençóis Maranhenses se estendem por mais de 155 mil hectares e 75 quilômetros de litoral, a maior parte formada por praias desertas e adentrando 26 quilômetros da costa, o que o caracteriza como o maior campo de dunas costeiras de todo o Brasil.

A área que corresponde ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses criado em 1981 como forma de proteger a diversidade da fauna e flora locais é do tamanho da cidade de São Paulo o que nos ajuda a ter uma ideia da sua imensidão. As milhares de dunas que formam o Parque as vezes podem chegar a 40 metros de altura o que torna a paisagem exuberante e exótica pelo contraste entre o deserto formado pelas dunas e, no inverno, as diversas lagoas intercaladas nesse manto de areia branca as margens do oceano Atlântico. Na época da seca a imagem se transforma e a região vira um grande deserto que também guarda sua beleza. Tudo obra da mãe natureza.

As chuvas que caem principalmente entre o mês de janeiro a junho, por acúmulo, criam as inúmeras lagoas de águas cristalinas, umas verdes outras azuis, todas claríssimas, algumas com até 4 metros de profundidade e 2 km de extensão. As mais conhecidas são Lagoa Azul, Lagoa Bonita, Lagoa do Peixe e Lagoa da Esperança. Os ventos, intensos na região, em especial no segundo semestre, provocam a movimentação constante das dunas por cerca de 20 metros por ano fazendo com que a paisagem vista uma vez nunca mais seja a mesma.

O Parque Nacional, também conhecido como os Grandes Lençóis está à esquerda da margem do rio preguiças no sentido de quem desce em direção ao oceano Atlântico e é formado pelos municípios de Barreirinhas, Primeira Cruz e Santo Amaro. Caminhar pelos Lençóis é uma experiência única, a paisagem cria um clima místico diante da grandeza e generosidade da natureza.

Mergulhar nas lagoas de águas frescas e cristalinas na imensidão das dunas e sob um sol escaldante, nos remete irremediavelmente a sensação de estarmos em um oásis em pleno Brasil. A noite o céu despenca sobre sua cabeça e as estrelas parecem ao alcance das mãos. Em noite de lua cheia o espetáculo é de luz e magia, é inevitável o clima de contemplação.