R. Boa Vista, 950 - Boa Vista, Barreirinhas - MA, 65590-000

Barreirinhas

Ponto de referência para quem visita os Lençóis Maranhenses, Barreirinhas é um município de 59.000 habitantes, dos quais 19.000 vivem na cidade, considerada a porta de entrada do Lençóis e a que recebe o maior número de turistas pela infra-estrutura que oferece.

Em Barreirinhas é onde se encontram as inúmeras pousadas e é também ponto de partida das Toyotas, Jeeps e outros veículos 4×4 que vasculham a região através da restinga, cruzando igarapés e inúmeros povoados a caminho do Parque Nacional e das lagoas Azul, Bonita, Do Peixe ou Esperança, Santo Amaro, etc. Dali também partem embarcações com destino a foz do Rio Preguiças, onde estão localizados os povoados de Atins, Caburé e Mandacaru passando por localidades como Alazão, Espadarte, Vassouras e Morro Boi, região conhecida com Barra do Rio Preguiças, ou simplesmente Barra.

Passear pelas ruas de Barreirinhas, caminhar pelo centro até a Praça dos Trabalhadores, percorrer as ruas sossegadas dos arredores com suas enormes mangueiras, experimentar uma manga buriti, tomar um suco de frutas regionais, sentar-se à beira-rio no final da tarde e pedir uma cerveja gelada ou uma água de coco e esquecer da vida vendo o movimento das embarcações que chegam e partem são boas opções para conhecer melhor a cidade.

A gente do lugar é simples e hospitaleira, adoram uma boa conversa e geralmente têm uma boa estória para contar. Estão sempre à disposição do turista. Fazem a gente se sentir muito à vontade e feliz por saber que isso aqui é Brasil.

A maioria vive da população vive do turismo mas também da pesca, do pequeno negócio, da lavoura, da fabricação de tijolos e da confecção de artesanato em palha de buriti. Aliás não deixe de conhecer o trabalho das mulheres que tecem o buriti, você poderá fazê-lo visitando a comunidade de Marcelino, próximo a Tapuio, ou até mesmo alguns bairros de Barreirinhas. Bom, mas não vamos te contar tudo, o resto você descobre quando estiver aqui.