Leva voce por todos os caminhos
Portugues Português
Ingles Inglês
Encantes do Nordeste
Portugues   Ingles
Menu Menu

Rota de Caburé | Rota Lagoa Azul | Rota Lagoa Verde | Lagoa Bonita | Rota de Sto. Amaro

 

Trekking em Lençóis Maranhenses
Compartilhe FacebookGoogleTwitter

Nossos roteiros de trekking podem ser feitos por qualquer pessoa desde que esteja fisicamente preparada para o tipo de caminhada. Temos roteiros curtos, de um dia, e os mais longos, de 3 ou 5 dias, que exigem maior preparo físico. Não aconselhamos às pessoas sem o hábito a caminhadas ou preparo físico adequado se aventurar por curiosidade ou empolgação.

Todos nossos roteiros são acompanhados por guia nativo e experiente. Utilizamos GPS apenas como item de segurança. O Guia nos oferece além da localização, todo o conhecimento necessário para se caminhar nas areias e dunas dos Lençóis. Sua experiência e sabedoria são imprescindíveis para uma travessia sem imprevistos e nos possibilita um conhecimento e uma intimidade com o lugar impossível de se adquirir de outra maneira. Identificar um ninho de gaivota no meio da areia para ao mesmo tempo apreciá-lo e protegê-lo, saber o melhor ponto pra um banho de lagoa, o melhor local para instalar uma barraca durante a noite, evitando a ventania de areia, identificar os pontos de areia movediça, entre outras coisas, tornam a presença do guia de vital importância para maior integração do viajante com esse pequeno eco-sistema. Por isso seguir a orientação do guia e respeitá-lo é condição essencial para participar do trekking. Cada Guia acompanhará no máximo um grupo de 6 pessoas. Como suporte para os viajantes, oferecemos carregadores de mochilas. Cada homem carrega no máximo 18 kg de peso e é pago a parte.

Caminhar na areia exige um esforço diferente de outros tipos de solo, por isso sugerimos a caminhada descalço, para quem tem a sola dos pés mais grossa ou calçado com sandálias tipo havaianas, papete ou croque que é uma boa opção também. Tênis e botas não são recomendáveis. Pouca roupa, de preferência branca e de secagem rápida, pouca bagagem, água, óculos escuros, boné ou chapéu, roupa de banho, protetor solar FPS 60, mochila adequada para trekking, lanterna leve, relógio, uma máquina fotográfica e muita disposição são os itens essenciais básicos, o restante é sugerido no briefing um dia antes da partida.

A melhor época do ano para as travessias são os meses de Julho/Agosto e Setembro, de preferência no período de lua cheia. O melhor horário para começar o trekking nos Lençóis é sempre a partir das 04h:00m em ponto. A temperatura é amena, agradável e a caminhada rende mais. Parada para descanso das 10h:00m as 14h:00m é recomendável. Fica difícil caminhar sob o sol do meio-dia.

Nossos horários de chegada e partida estão especificados apenas como referência. Nossos roteiros não são rígidos, estruturados. Deixamos a programação bem ao gosto do viajante guardada as devidas limitações impostas pela natureza do trajeto. Por isso você verá que em nossas tabelas de tempo e distância os valores não são proporcionais. As diferenças são por conta dessa liberdade de ação do viajante. Outra observação; para os trekkings não é aconselhável levar muita bagagem, portanto é conveniente consultar nosso receptivo na Pousada Encantes do Nordeste a respeito do transporte das bagagens para o ponto final do trekking.

Descrever essas travessias não seria o bastante para transmitir toda sua beleza e emoção, mas prepare-se para uma experiência única, contemplativa da grandeza e exuberância da natureza e da simplicidade e dimensão humana perante ela. Há também o componente místico para aquelas pessoas mais sensíveis e conectadas com o aspecto espiritual da aventura do homem sobre a terra. Venha preparado para uma viajem de corpo e alma.

Barrerinhas

Passeios

Pacotes