Leva voce por todos os caminhos
Portugues Português
Ingles Inglês
Encantes do Nordeste
Portugues   Ingles
Menu Menu

Quando Ir para Lençóis Maranhenses
Compartilhe FacebookGoogleTwitter

Essa é uma pergunta que todo mundo faz. Afinal quando ir para os Lençóis?

Bom não é tão simples responder, considerando a diversidade do interesse de cada um.

É comum se ouvir que o melhor momento para ir ao Lençóis é depois das chuvas que geralmente caem de Janeiro/Fevereiro a Maio/Junho, dependendo do ano, ou seja Julho/outubro, porque as chuvas já cessaram e as lagoas estão cheias, época em que os Lençóis apresentam sua forma mais exuberante.

Isso é verdade, principalmente para quem vem exclusivamente conhecer os Lençóis Maranhenses. Porém para quem pretende conhecer melhor toda região fugindo dos roteiros tradicionais é um período em que o turista pode encontrar dificuldades de locomoção para alguns pontos de interesse, como Santo Amaro por exemplo, porque as trilhas de acesso geralmente estão muito alagadas ou são cortadas por pequenos riachos que transbordam as vezes ao ponto de não permitir a passagem, o que acaba limitando a possibilidade de acessos à lugares que são imperdíveis.

Acertar o período em que todas as condições sejam favoráveis é muito difícil porque os ciclos de chuvas e suas conseqüências são imprevisíveis.

Para quem pretende aproveitar e conhecer a Bela Capital de São Luis e valoriza o aspecto cultural da viagem, junho é simplesmente imperdível, é quando acontecem as festividades de São João.

Assistir as apresentações dos diversos grupos que participam dessa que é uma das festas mais populares do nordeste e que em São Luis tem características bem particulares e são de uma riqueza de ritmos e cores surpreendentes, é imprescindível.

Nesse mês portanto se as chuvas já tiverem cessado é uma ótima oportunidade de garantir pelos menos duas boas atrações, as lagoas cheias e o São João de São Luis.

Para quem gosta de carnaval por exemplo Fevereiro/Março apesar de não ser um bom mês para se apreciar os Lençóis no seu melhor momento, garante diversão para os foliões de primeira hora. O carnaval em São Luis é brincado na rua com a multidão seguindo os diferentes blocos, muito parecido em colorido e animação com os carnavais de Olinda e Salvador. Se as chuvas ainda não estiverem intensas nesse período e apesar das lagoas estarem praticamente secas, você pode se deslocar com facilidade por toda a região e ter acesso garantido aos diversos pontos de visitação e curtir o carnaval em São Luis.

Resumindo, pese os prós e os contras segundo seus interesses e escolha a melhor época. Seja qual for nós estaremos aqui para recebê-lo e fazer de sua opção a melhor possível.

Barrerinhas

Passeios

Pacotes