Leva voce por todos os caminhos
Portugues Português
Ingles Inglês
Encantes do Nordeste
Portugues   Ingles
Menu Menu

Mandacaru
Compartilhe FacebookGoogleTwitter

Do lado esquerdo da Barra do Rio Preguiças, quase em frente a Caburé, fica Mandacaru, um povoado de aproximadamente 1.300 habitantes, a maioria vivendo da pesca, agricultura de subsistência e artesanato de palha de buriti.

O farol existe desde 1909 mas a antiga estrutura de ferro foi substituída pela nova de alvenaria construída em 1940 com alcance luminoso de 18 milhas náuticas para auxiliar os navegantes.

A geografia ao redor é exuberante e a melhor forma de apreciá-la é subindo ao Farol do Preguiças que com 160 degraus, equivale a um prédio de 14 andares e fica bem no centro do povoado. Prepare sua câmera porque de lá você tem a melhor vista da região e poderá ver ao mesmo tempo o mangue, a barra, Atins, o Parque Nacional, Caburé, a foz do Preguiças, o mar e todo o povoado com suas casas caiadas e telhados de barro feito artesanalmente.

A cidade vila foi fundada há mais de cem anos por tiradores de casca de "pau de mangue vermelho" uma arvore que como o nome já diz é natural do mangue e que fornecia a tinta vermelha que na época se tingiam os "panos", como eram chamados os tecidos utilizados para construir as velas para os barcos. Mas seu nome vem do fato de o mandacaru, que em outras regiões é também conhecido como cactus ser muito presente na vegetação nativa naquela época.

Mandacaru é aquele lugar que muitos de nós já idealizamos como o lugar onde se pode viver o resto da vida em paz longe de tudo que possa causar o mínimo de stress. É só olhar no rosto de cada habitante, e por falar nisso, não deixe de prosear com Sr. Zé Lico. Ele é nascido em Mandacaru e foi o responsável pelo Farol durante muitos anos, gosta de jogar conversa fora e tem muitas estórias para contar. Depois tome uma água de côco na barraca da Netinha bem em frete ao portão de entrada do Farol.

Barrerinhas

Passeios

Pacotes