Leva voce por todos os caminhos
Portugues Português
Ingles Inglês
Encantes do Nordeste
Portugues   Ingles
Menu Menu

Culinaria Maranhense
Compartilhe FacebookGoogleTwitter

O Maranhão tem uma culinária influenciada pelas culturas européia, africana e indígena. Dessa mistura nasce uma cozinha eclética, colorida e de sabores exóticos e irresistíveis.

O forte são peixes e frutos do mar que podem ser servidos das mais variadas formas. Ensopados, guisados e os cozidos também fazem parte do cardápio maranhense, mas de um a lado a outro do estado as receitas variam.

Para quem está visitando o litoral, dentre muitos e saborosos pratos podemos destacar, o peixe pedra frito, a típica peixada maranhense ao leite de coco, torta de camarão ou caranguejo, o tradicional arroz de cuxá, preparado com uma erva de nome vinagreira e as caldeiradas de camarão. Para quem visita o sertão o cardápio mais regional é a carne-de-sol, galinha caipira, queijo manteiga, lingüiças curadas e o arroz-de-Maria Izabel.

Você pode encontrar facilmente restaurantes em São Luis ou Barreirinhas que servem todos esses deliciosos pratos. Para beber peça uma dose de tiquira, tradiconal cachaça maranhense, destilado a base de mandioca ou os licores artesanais feitos com frutas típicas, como o genipapo ou a catuaba. Para acompanhar e como sobremesa não deixe de, experimentar os sucos de frutas e doces da região como buriti, murici, o saboroso cupuaçu, sapoti, graviola, cajá, caju e açaí que aqui se chama juçara.

Bom apetite.

Barrerinhas

Passeios

Pacotes