Leva voce por todos os caminhos
Portugues Português
Ingles Inglês
Encantes do Nordeste
Portugues   Ingles
Menu Menu

Atins no Maranhão
Compartilhe FacebookGoogleTwitter

Na margem esquerda da Barra ao lado de Mandacaru mas já na foz do Rio Preguiças está Atins, uma pequena vila de pescadores na confluência entre o rio e o mar.

Atins fica exatamente em uma das extremidades do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses que se pode alcançar numa caminhada de hora e meia.

Os mais corajosos podem chegar até Queimada dos Britos, no coração do Parque Nacional em seis horas de caminhada, passando pela foz do Rio Negro e pelo Bonzinho, ponto que em época de cheia presenteia os viajantes com uma linda cachoeira a beira mar.

Para quem quiser completar a travessia, basta pernoitar na Queimada dos Britos e na manhã seguinte partir rumo a Santo Amaro, povoado em outra extremidade do Parque que se pode alcançar em mais seis horas de caminhada.

Todo o trajeto desde Atins é feito entre dunas que podem chegar até 40 metros de altura com suas curvas insinuantes e lagoas de águas cristalinas e transparentes e tonalidades que variam do azul ao verde.

Exatamente onde as águas do rio encontram o mar, a partir de Atins, se pode ver na outra margem a Ponta da Brasília, o extremo da faixa de terra que começa pouca antes do Caburé e onde, com um pouco de sorte, você poderá apreciar ao entardecer a chegada de bandos de pássaros vermelhos, são os guarás voltando para seus ninhos e se acomodando para passarem a noite na copa das árvores.

As lagoas Verde e do Guajirú são outros 2 pontos que merecem uma visita e no inverno um banho demorado contemplando a natureza ao seu redor.

Caminhar pelo igarapé que corta o povoado é um daqueles passeios que te fazem sentir um verdadeiro explorador de novas terras. Caminhando por seu leito sinuoso, raso, de águas claras e de margens com rica vegetação se pode chegar a Barra do Preguiças e de lá avistar o mar.

Do outro lado do Atins, na Ponta do Mangue fica o Restaurante da Luzia, parada obrigatória para saborear o delicioso camarão grelhado que só ela sabe preparar. Nem pergunte a receita porque esse é um assunto que Luzia não faz cerimônia nenhuma em esconder e se tiver tempo não deixe de dedicar um dedo de prosa com ela. Há sempre boas estórias e dicas de cozinha para ouvir.

Resumindo e usando mais o imaginário que as palavras, pense num canto de terra com vegetação exuberante entre o mar, o rio e a imensidão de dunas e lagoas... Assim é Atins.

Pra mais informações no site: http://www.pousadajurara.com.br/

Barrerinhas

Passeios

Pacotes